quinta-feira, 26 de julho de 2007

PARA DESIDRATAR FRUTAS E LEGUMES

DESIDRATAR FRUTAS E LEGUMES

Para fazer a SECADORA em casa você vai precisar de:
caixa de isopor, com, no máximo, 20 cm de altura (quanto mais larga, melhor).
No caso, uma de 33 cm de altura foi cortada ao meio, para ter a tampa colada como fundo de uma das metades. Assim, ficamos com 2 secadoras.
Obs. Tampa de encaixar.
Estilete largo, Cola de isopor
Tela para tampar as janelinhas (que serão feitas com o estilete), para impedir entrada de insetos.
Moldura esticando tela. Essa bandeja será colocada no fundo da secadora, entre uma e outra janelinha, o mais próximo possível da janela superior (para aproveitar mais o sol). Sobre a tela dessa bandeja serão colocadas as frutas e legumes a serem desidratados.
Sobre a borda superior da caixa, pode ser colocado um vidro (2 a 5 mm) como tampa, que pode ter caixilho em volta. No meu caso, achei difícil e substituí o vidro por plástico transparente grosso, um pouco maior do que a largura da caixa, preso com um elástico que rodeia a caixa, sem obstruir as janelinhas de entrada e saída de ar.
Algo para tampar à noite, como napa, que deve ser retirada pela manhã. Se usar o vidro com caixilho, deve ser seco com um pano todas as manhãs.
Papel laminado para cobrir o interior da caixa (lado brilhante para cima), não obstruir as janelinhas de entrada e saída de ar. Trocar esse papel para uma nova desidratação, pois deve-se evitar os fungos (dão “pintinhas” pretas no material desidratado que, nesse caso, deve ser jogado fora).
Suporte para as caixas, de mais ou menos 1 m de altura do solo. Vire as caixas em sua largura para o norte, para melhor aproveitamento do sol.

Cortar as janelinhas com estilete largo, usar cola de isopor para colar a tela nas janelinhas.
Cortar as janelinhas antes de colar a tampa.
JANELINHAS DE ENTRADA E SAÍDA DE AR: cortar nas laterais, para entrada e saída do ar. Numa das laterais, cortar embaixo (o mais baixo possível) e, na outra, em cima, em toda a largura da lateral, sendo que a superior deve estar abaixo de 2 a 4 cm, para evitar que se quebre quando apoiar a “tampa” de vidro. Foram feitas janelas na largura de uma régua escolar (3 a 4 cm).

Caixa pronta, escolha o que quer desidratar. Há procedimentos diferentes para algumas frutas, mas, no geral, a polpa fica virada para cima. A quantidade de dias de sol necessários também é variável, dependendo da fruta ou legume, ou ainda do clima. Por exemplo, em Minas Gerais, leva-se de 5 a 8 dias para desidratar bananas, enquanto em Presidente Prudente 3 dias em geral são suficientes.

BANANA SECA: Banana é boa para começar. Pela manhã: Deixe bananas nanicas (não muito maduras) em vasilha com água e água sanitária para limpeza das cascas por uns 5 minutos. Jogue a água.
Descasque-as e deixe novamente em água limpa+água sanitária uns 15 minutos.
Retirando da água, lave as bananas com água pura, colocando-as numa peneira ou escorredor até que escorram bem.
Distribua na bandeja e tampe. Ao findar o sol, tampe e destampe pela manhã, até que as bananas estejam a seu gosto, se o sol for muito quente, experimente um pedaço após 3 dias de sol . retire-as sempre pela manhã, após terem tomado, pelo menos, 1 hora de sol. (ficam marrom douradas, uma delícia, perdendo apenas a água, conservando todos os seus nutrientes e podendo ser conservadas por até 2 anos, se estiverem bem desidratadas. Guarde em local tampado, depois de frias.)

Para outras frutas, tenho outras dicas. mariagus1@gmail.com