sexta-feira, 18 de abril de 2008

projetos especiais escola 2005

1. JUSTIFICATIVA (Diagnóstico/indicadores)
Justifica-se o presente projeto, considerando-se:
• o empenho da Secretaria da Educação na inclusão social em todos os seus segmentos;
• as dificuldades inerentes ao público-alvo da escola pública;
• a falta de oportunidade gerada pela baixa renda familiar dos alunos;
• a dificuldade para aquisição de habilidades e competências a serem desenvolvidas pela escola, quer por falta de motivação, quer por falta de base;
• os benefícios de intercâmbio social e de cultura geral trazidos por excursões, viagens e passeios;
• a motivação intrínseca trazida por atividades extra-curriculares,
• falta de situações reais interessantes em que basear-se para fazer narrativas e firmar suas resoluções a respeito do próprio crescimento e alvo;

2. DEFINIÇÃO DE PROJETOS E DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Tema do Projeto (conforme abaixo relacionados)
Área do currículo: Língua Portuguesa – comunicação e expressão
Período de realização (distribuídas ao longo do ano letivo)
Público-alvo: turmas atendidas (por séries, conforme abaixo)
Objetivo (s)
1. Propiciar aos alunos o uso de diferentes linguagens como meio para expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções da cultura;
2. Utilizar a língua portuguesa para compreender e produzir textos orais e escritos, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes situações de comunicação.
3. propiciar aos alunos o contato com diferentes culturas regionais e suas produções.
4. cumprir a parte docente no “contrato pedagógico” efetuado com os alunos nos primeiros dias letivos;

• Atividades correlatas:
Carta a um(a) amigo(a) convidando para o passeio e expressando suas expectativas (futuras);
Após a excursão/passeio, narração em foco narrativo 1ª pessoa relatando a mesma e seus principais momentos.
- objetivos dessas atividades:
Estabelecer a seqüência lógico-temporal apresentada no texto.
Reconhecer o tempos verbais que indicam futuro e uma ação acabada, concluída .

• Competências/habilidades a serem trabalhadas : ver justificativa (item 1)
• Materiais: ônibus da Prefeitura ou particular (despesa paga pelos alunos interessados)
• Procedimentos de ensino : as situações de aprendizagem a serem organizadas serão pautadas pelos objetivos propostos, de acordo com a justificativa apresentada)
• Procedimentos de avaliação: de acordo com o experimentado e dentro dos objetivos propostos;
• Proposta de acompanhamento pela U.E.: envolvimento da Direção e do maior número de docentes e funcionários possível.
• Conteúdos:
1. PROJETO COMUNIDADE PRESENTE:

2. PROJETO CIDADANIA:
ASSISTIR / PARTICIPAR DE EVENTOS /PALESTRAS /DEBATES que se relacionem à cidadania, que eventualmente ocorram na cidade ou na região.

3. PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA
ATIVIDADES CO-RELACIONADAS COM SAÚDE

4. PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
4.1 GINCANA CULTURAL NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
4.2 ATIVIDADES CORRELATAS AO ASSUNTO, INTERNAS E EXTERNAS
4.3 PASSEIOS E EXCURSÕES:



5. DESCOBRINDO TALENTOS

6. MOSTRA DE PROFISSÕES
7. APOIAR E MOTIVAR ALUNOS A PARTICIPAR DOS PROJETOS DA ESCOLA;
8. QUERMESSE
9. FESTA JUNINA
10. SEMANA DA PÁTRIA 01 A 07/SETEMBRO
11. SEMANA DA POESIA 19 a 23/SETEMBRO
12. CONFRATERNIZAÇÃO PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
13. HALLOWEEN 31/10
14. SEMANA DO MUNICÍPIO 21 a 30/NOVEMBRO
• I – EXCURSÕES
• II – VISITAS A EMPRESAS
• III – CINEMA E TEATRO




Maria Eloísa Gusmão
Professora de Português
(anexo do Plano Escolar 2005)